quarta-feira, 27 de agosto de 2008

APAIXONADO POR AVIAÇÃO COMERCIAL


Sempre me perguntam: “Por que tu gostas de aviões?” e a pergunta ecoa como complexa no meu ser. Realmente é difícil analisar toda essa paixão que eu tenho por essas obras primas voadoras.

Ainda sem saber responder e talvez influenciado por um passado e um presente repleto de viagens, desde muito novinho. Por outro lado, não é difícil reparar a beleza dessas aeronaves.

Mas, encaremos os fatos, os aviões são as máquinas mais belas construídas pelo ser humano. Sem dúvida nenhuma, muito mais que os carros. Esses são apenas seres inferiores e condenados a uma existência apenas num plano terreno, a não ser que tu resolvas testar jogar o carro do alto de uma montanha pra ver o que ele é capaz, sem se quebrar no solo. As aeronaves não: usam de suas linhas para alçar longos vôos a velocidades incríveis, distanciando cada vez mais dos carros e seus próprios criadores, que acabam por ficarem mudos admirando a beleza deles no solo, enquanto eles voam MUITO alto.

Ao entrar num avião, além de toda a sua beleza arrasadora, nós acabamos por perceber como somos insignificantes diante do tamanho da cada máquina daquela e que somos apenas seres terrenos, limitados, enquanto as aeronaves são PLENAS. Seria um fascínio que beira o sensual, de certo modo, até mesmo feminina.

É bem verdade o que um grande amigo meu de Porto Alegre, falou certa vez: “Aviação é algo fascinante, admiro muito tudo isto, porém é algo que também causa espanto e medo”. E é uma verdade. Pesquisas comprovam que 33%, ou seja, 1/3 dos passageiros têm medo de voar, embora nem todos confessem, o que nos leva a outro fator muito importante, a segurança, ou a imagem que as belas aeronaves ou a empresa de posse delas passam, que seria algo fundamental.

No Brasil, a Varig, mesmo com toda sua crise é um sinônimo de beleza, segurança e acima de tudo, compromisso com o cliente. Uma união que mesmo em tempos de grande crise financeira, a força do nome e a beleza de seus poucos jatos ainda são garantia de conforto psicológico e pessoal.

E falando da Varig, volto ao início de tudo. Por que eu gosto de aviões? Ora, fora tudo isto que já foi elencado acima, a Varig sempre foi sinônimo de grandeza, de aviões maravilhosos e lindos. Lembro-me da época que embarcava nos velhos 727 pela escada de trás, na bunda do avião nas viagens pelo Brasil, mas principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro.

Lembro-me que a cada retorno de viagem, (como ainda acontece hoje em dia) eu torcia para que chegasse logo a próxima viagem, para tentar voar em toda a frota da Varig. Sempre sonhei em voar nos “triple seven” (Boeing 777), fato que um outro amigo meu, desta vez de Recife, conseguiu, e mesmo não gostando de aviação definiu o que seria voar nele: “Tico, esse novo avião da Varig é o que eu posso chamar de orgasmo em aviação. Eu tinha tudo que eu queria a bordo, televisão individual com acesso a internet, entre outras coisas”.

Eu poderia falar da beleza das agora extintas, aeronaves da Cruzeiro do Sul (pra mim os aviões mais bonitos a cruzar os céus do Brasil) e que graças a Deus tive a honra de embarcar em seus 727, 737 e A300 para vários lugares no Brasil, mas, acima de tudo eram vôos da Varig, que respeitava as cores da empresa antes rival. Quem não lembra da Trans Brasil? Com aqueles aviões coloridos? Quem viveu a época lembra que cada avião tinha a asa de uma cor. Lembro-me de um vôo entre Recife e Salvador em 1996, eu embarquei na 1ª classe de Boeing 767, de prefixo PT-TAA, de asas azuis e tive o prazer de acompanhar o pouso dentro do cérebro dessa máquina, na cabine de comando. Lamentavelmente, esta aeronave está abandonada no aeroporto de Brasília.

Lembro-me em 1998, em mais uma viagem que a Varig me conduziu, desta vez pra longe, para os Estados Unidos. A euforia não estava apenas no destino final, que era Nova York, mas em qual avião eu iria viajar. Naquele ano, a Varig mudara seu esquema de pintura tradicional de anos para um mais discreto e moderno. E eu tive a oportunidade de embarcar justamente no DC-10 que ostentava as novas cores (daquela época). E a volta? Eu sabia que iria voltar em mais um DC-10, mas fiquei no aeroporto John F. Kennedy admirando ao meu redor muitas aeronaves maravilhosas, até o momento que aparece no terminal aquele “pássaro” que iria me levar de volta até o Rio de Janeiro. Curiosamente, o avião que me fez brilhar os olhos, pois eu já tinha “encontrado” ele anos antes. Quem não lembra da volta da Seleção Brasileira tetra-campeã mundial de 1994, no Recife? Quem não lembra do vôo rasante do piloto na praia de Boa Viagem? Pois é! Aquele mesmo avião foi o que me conduziu com segurança ao Brasil, um belo DC-10-30, meio surrado por dentro, de prefixo PP-VMB. Nunca poderia imaginar que aquele avião que eu estava encantado anos antes, seria o mesmo que eu viajaria.

Talvez eu tenha motivos de sobra para ser apaixonado por aviação, mesmo quando não estou a bordo. É mágico um pedaço de metal ser guiado com tanta leveza, de forma sutil e macia, mesmo quando os céus tentam dar uma balançada, a gente continua surfando nos domínios de Deus. Voando como pássaros. Para mim, viajar de avião não é unicamente entrar e sair, mas em degustar a viagem, como um bom vinho. Quanto à Varig, posso afirmar que ao longo de minha vida me proporcionou algo muito valioso, que ela com todos esses problemas, será a minha escolha, mesmo que opere apenas uma aeronave. Parece ridículo, mas falar em aviação seria sempre lembrar da Varig, foi aí que tudo começou, num simples gibi do Variguinho, que voltou a ser editado (graças a Deus). Espero que num futuro próximo, meus filhos possam ter a oportunidade de sentir o mesmo que eu senti voando pela Varig. Quanto às outras empresas? Depois da Varig, são apenas... outras.

Vinícius de Moraes, em algumas oportunidades já dizia: “Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental”. É... acho que ele tem razão... como na terra, nos céus!

6 comentários:

Anônimo disse...

ticooooo!
lindo teu blog :)
principalmente porque tu cita minha terrinha no teu perfil!!
hehehehehhe...

saudades de ti!
beijão =*

Perseguida disse...

TUA CARA esse blog, Ticoso!
Besitos for you! ;)

Unknown disse...

Adoreii... fantástico mundo do Tico!!!Adorei... apx pelo SPORT!!! huauauauhau...cázá,cazá, cazá!!!Mto bom teu blog...Pernambucano arretado!

Marcos disse...

Tico vei fiqcou muito bom mesmo
eu sempre disse chê nos e os rio-grandenses somos praticamentes irmaos
o resto sao tds farropilhos rsrsrs
abracos

Unknown disse...

Olhe, vou fazer uma denúncia na OAB /PE viu José! Que papo é essa de exerço advocacia?!KKKK,olhe Zé Brazileiro, tu sei não...

Unknown disse...

Parabéns, amei, vc escreve muito bem, imaginei toda sua história, cada palavra que vc escreveu faz minha mente imaginar cada detalhe... Muito bom mesmo, uma viagem só em ler!