domingo, 31 de agosto de 2008

BUROCRACIA: UM OBSTÁCULO AO DESENVOLVIMENTO

Vários procedimentos exaustivos, às vezes sem um nexo, seja um indivíduo, ou até empresas, no fito de lograr êxito numa determinada pretensão. Talvez esta pudesse ser uma síntese de algo que muitos têm pavor, especialmente pela falta de eficiência dos órgãos governamentais brasileiros: a burocracia.

Não se trata de uma crítica da burocracia necessária, como no caso de uma compra e venda mercantil, o vendedor fornecer um recibo de pagamento e entrega da coisa determinada, mas do que muitos chamam de burrocracia. Sim, aquela que dificulta tudo, com a obrigação de preenchimento de diversos formulários (muitas vezes mal informados pelo servidor em atividade), comparecimento em diversos estabelecimentos, pagamento de taxas, entre outros, afetando, entre outros, o funcionamento da economia, posto que o produto nacional acaba se tornando mais caro e menos competitivo, o que em tempos de globalização é algo fatal.

E o nosso sistema jurisdicional? Estático até ser provocado, quando observada a existência de algum ato lesivo a alguém, seja ele Estado ou pessoa física, para entrar em funcionamento? Ele por si só já é muito lento, salvo algumas exceções, devido ao excesso de ações ajuizadas, diferentemente de países orientais como o Japão e China, onde fazer uso da justiça é motivo de vergonha e em casos extremos, o suicídio (por mais estranho que pareça, é verdade!), devido à cultura rígida e de respeitar à ordem social local. No Brasil, todo mundo quer dar um jeitinho ou acha que tem um direito maior que o outro.

O que irrita tanto, ás vezes não é compreendido pela carência no setor público, pois a burocracia é feita para controlar, seria uma ordem, que em tese tenta evitar a ocorrência de algo tão comum no Brasil, que é a fraude. São diversas solicitações para se obter um simples extrato na Receita Federal, fora pessoas que tem que perder uma manhã ou dia inteiro para TALVEZ conseguirem a informação que lhe é de direito.

Na verdade, a burocracia brasileira se perdeu e se resumiu numa assinatura de um documento ou formulário, mesmo que sem qualquer sentido, onde há a possibilidade de não se conseguir obter o que se deseja depois de uma longa e árdua espera. Enquanto isto, empresas continuam fechando as portas, pessoas perdendo empregos, a miséria aumentando e investidores estrangeiros com medo de injetar dinheiro no País. E quanto à população brasileira? Permanece iludida e conformada com tudo que se vê.

Um comentário:

Girley Brazileiro disse...

Meu Filho José Antonio,
Estou orgulho de v~e-lo escrever tão bem. Parabéns. Li duas vezes para crer no que via. pense num pai feliz.
Sua critica está correta. Essa burocracia brasileira tira a competitividade nacional. Basta pensar no que se exige e o tempo que se leva para abrir uma empresa, mesmo que seja uma micro empresa. E para fechar é um "Deus nos acuda". O cara tem que ter paciencia de Jó.
Feliz da vida,
Seu pai Girley