quarta-feira, 27 de agosto de 2008

PERNAMBUCO E RIO GRANDE DO SUL: IRMÃOS SEPARADOS PELO BRASIL.


Dois povos e muitas semelhanças. Um no extremo sul e outro no Nordeste de um país continental. Uma história repleta de lutas e batalhas com movimentos separatistas. Seja no aspecto futebolístico ou no orgulho pela terra, o gaúcho e o pernambucano tem muito mais em comum do que eles mesmos imaginam.

Para entendermos um pouco mais sobre essas semelhanças, deve-se voltar no tempo, no período colonial quando surgem dois movimentos no País. De um lado, no Nordeste, a chamada Confederação do Equador que se apoiava em ideais revolucionários, separatistas, em represália a política centralizadora adotada pelo governo do Don Pedro I, quando dissolveu a assembléia constituinte e surgiu a primeira Constituição nacional.
Afora o clima de revolta da população local, os jornais da época, liderado por Frei Caneca, criticavam e pareciam pôr mais lenha na fogueira deste movimento separatista, inclusive no Recife se ignorando a nomeação de Presidências para a Província de Pernambuco. A partir daí, fora nomeado um mineiro casado com filha de pernambucanos, que se recusou a assumir a presidência do estado, surgindo daí um conflito armado que era inevitável.
Finalmente, em 02 de julho de 1824, fora proclamada a Confederação do Equador, dando origem a um velho sonho de autonomia desta região do país, em detrimento a toda política centralizadora no Rio de Janeiro.
Anos depois e longe dali, surge a Revolução Farroupilha, que foi uma guerra regional contra o governo imperial brasileiro, onde o hoje Estado do Rio Grande do Sul, se declarou independente, dando origem a chamada República Rio-Grandense, sendo este o maior conflito armado que existiu no continente sul-americano.
Coincidentemente, um dos motivos que levaram ao movimento no sul do Brasil, foi justamente a constituição que tinha com fulcro a centralização do poder, imposto pelo governo do D. Pedro I. Após sangrentas batalhas, foi proclamada a República Rio-Grandense, e surgiu daí a famosa bandeira tricolor gaúcha, nas cores vermelha, amarela e verde, bem como hino gaudério, também cultivado até os dias de hoje, que na época era o hino nacional deles.
Movimentos separatistas importantes e de notável respeito e conhecimento no Brasil todo. O que espanta, é que séculos e anos depois, o que deu ensejo a tais movimentos ainda continua presente no país, com o Rio de Janeiro e São Paulo, em especial, discriminando o resto do território nacional, caracterizando de certo modo uma centralização política.

Algumas curiosidades entre os dois estados são evidentes, como a criação da maior empresa aérea do país: a Varig. Seu fundador buscou montar a empresa em Pernambuco, mas fora expulso por dívidas na terra do frevo, culminando anos depois, com a fundação da empresa no Rio Grande do Sul, berço da aviação brasileira.

Pesquisas do Ibope revelam o alto grau de participação dos gaúchos e pernambucanos na escolha de seus líderes, onde há um movimento político muito forte, talvez pelos bairrismos locais. Outra curiosidades do Ibope, seriam as torcidas dos times de futebol locais. Recife e Porto Alegre são curiosamente as ÚNICAS CAPITAIS, que não torcem clubes do eixo Rio – São Paulo, como Corinthians e Flamengo, por exemplo, os times locais são as maiores torcidas.
Por incrível que pareça, Porto Alegre e Recife são cidades parecidas! Sim, com a diferença do clima e do litoral recifense, em relação ao Rio Guaíba, em Porto Alegre. Se dermos um passeio pelos TAMBÉM nobres bairros dos Aflitos, em Recife e Moinhos de Vento, em Porto Alegre, nem parece que são cidades diferentes, o cenário é muito semelhante. E o que dizer da entrada de Porto Alegre? Muito parecida com a entrada do Recife.

E os dialetos dos gaúchos e dos pernambucanos? Sim, desde o “Oxe” ao “Bah”, do pão francês, que é conhecido como “cacetinho” pelo porto-alegrense ou simplesmente estar sem dinheiro, que para o recifense seria “estar liso”.

Pois é... características que tornam gaúchos e pernambucanos, dois povos irmãos, bairristas e muito mais próximos do que imaginam. E se você tem dúvida para onde viajar nas próximas férias, “Oxe, tu não me desaponta guri, e pega logo um quero-quero da Varig, bichinho! Vai para Porto Alegre no inverno, e depois para Recife no verão, tchê!”

14 comentários:

Dana disse...

Quando falar em RS, tem que citar o Grêmio tche... que tem raça, assim como teu Sport, e que adora detonar qualquer tipo de barbie/macaco! uahuahhuhuaa

bjooo

Nina disse...

Ohhhh querido, tá muito bacana teu blog. E teus textos estão ótimos também... Como gaúcha fiquei orgulhosa.
Só não curti muito os comentários hehehehe. Beijos, Nina.

Unknown disse...

Sensacional..
Me deu vontade pegar um 'quero-quero' e me mandar pra Recife no verão heuheue..
Não me baseio tanto por Porto Alegre, mas por Caxias do Sul..
As semelhanças são as mesmas, com pequenos detalhes a mais..
Caxias do Sul é a terra do Juventude.. Segunda maior torcida do interior do Brasil..
As semelhanças no futebol tambem se relacionam quanto a desfavorecimentos q os time de fora do eixo RJ-SP sofrem..

Mas, como diria a torcida do Ju..
Sempre, 'contra tudo e contra todos'..

Abração

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

oiii
parabensss... adorei seu blog !! Muito bacana seu texto do RS, só faltou falar da minha Caxias do Sul acompanhada do grande time do Juventude hehehe!!!!
Beijooooo da gaucha ANA

Perseguida disse...

Mto legal o texto!
beijocas!

Robson Sima disse...

Bacana o texto Zé! Parabéns!
Agora, quanto a amiga Jordana dê um desconto...time dela tem tanta raça e detona tanto os "macacos" que o campeão gaúcho é o Inter.
E detona tantoo os colorados que mais uma vez o time dela ficou na Sul-americana diante dos vermelhos. Aliás, nunca eliminaram o rival num mata-mata...q coisa...
Um grande abraço

Unknown disse...

A única semelhança entre PE e RS está no pedantismo

Unknown disse...

Bom texto, realmente esses povos têm muito em comum, mesmo existindo muitas discrepâncias em termos econômicos. Adoro Pernambuco, um dos maiores orgulhos da minha vida.

Pernambuco imortal...imortal...

Unknown disse...

Dois povos que amam sua terra e sua cultura de forma incondicional, e por isso são muitas vezes incompreendidos e discriminados como bairristas. Amo meu Pernambuco.

LiThos disse...

admiro o bairrismo dos gauchos, nós só não somos mais ainda por sermos tão massacrados perantes os as décadas...
ninguem tem tanto direito como nós de amarmos nossa terra, mas somos esquartejados desde o império...

claro, faltaram algumas citações no texto (1817, praieira e outras) mas ficou bom

PERNAMBUCO IMORTAL!!!

Mochilinha Gaucha disse...

Temos sim muitas coisas semelhantes, entre elas a comidinha com toque português. O parraxaxa parece restaurante de minha terra natal, Caçapava do Sul! Abraços.

Anônimo disse...

Pernambuco Imortal, IMORTAL!!! Abraços ao RS

Anônimo disse...

Pernambuco Imortal, IMORTAL!!! Abraços ao RS