segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Degustando a Serra Gaúcha.


Após conhecer Porto Alegre, chegou a hora de partirmos rumo ao principal acidente geográfico do Rio Grande do Sul, com altitudes que chegam até 1.300m. Sem dúvidas um espetáculo da natureza, com belas paisagens e temperaturas negativas no inverno, além de ser um os melhores lugares gastronômicos do Brasil e ser um local perfeito para programações românticas. A Serra Gaúcha tem muito a oferecer, sejam bem vindos.

São vários os pólos dessa região, destacando-se Caxias do Sul, Canela & Gramado, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves. Sempre é interessante começar este passeio pela cidade que leva o nome do ex Governador do Estado gaúcho, nos tempos da República Velha: Carlos Barbosa. Suas principais atrações são o passeio na Maria Fumaça, com danças que nos remetem a cultura italiana a bordo e conhecer a fábrica da Tramontina, com toda a sua produção de talheres, sem dúvida nenhuma algo bastante interessante.

Alugando um carro e na rota da Rodovia São Vedelino, chegamos cerca de 17 km depois ou vinte minutos, na cidade de Bento Gonçalves, um dos maiores pólos moveleiros e vínicolas do Brasil, respeitado inclusive no exterior. Para quem ama degustar diversos tipos de vinhos, é importante destacar que lá há a maior produção de vinhos e derivados de uvas do Brasil, não sendo a toa o apelido de “capital brasileira do vinho”. Vale a pena arrumar tempo e conhecer algumas das várias vinícolas instaladas por lá como a Salton, Casa Valduga, Aurora ou a Miolo.

Seguindo o roteiro, pegamos uma estrada com pedágio para conhecer Caxias do Sul, que fica a 45 min de Bento Gonçalves e trata-se da segunda maior cidade gaúcha e segundo maior pólo metal-mecânico do país, com cerca de vinte das quinhentas maiores empresas do Brasil. Uma das festas mais conhecidas é a Festa da Uva, que ocorre nos Pavilhões da Festa da Uva, que nos remete ao começo da colonização italiana no Rio Grande do Sul.

Falando nisto, a culinária é tipicamente italiana, com muito galeto al primo canto, tortei, massas e claro, polenta, seja ela mole ou frita. Para os que buscam uma comida mais leve, a dica fica por conta de experimentar o radicci ou uma sopa de agnolini, bastante tradicionais por lá. Aos que procuram um pouco de diversão, há o Paiol (http://www.paiolespaconativo.com.br/), que é um espaço bem típico e com diversos tipos de cachaças artesanais, além de música ao vivo tipicamente gaúcha, ou a badalação do La Barra (http://www.labarra.com.br), que foi inspirado na cidade uruguaia de La Barra, nas proximidades de Punta del Este, e além de servirem pizzas uruguaias, a noite vira uma das casas noturnas mais badaladas de Caxias do Sul, com muito clima de paquera. 

No caminho para Gramado, um dos destinos mais procurados pelos turistas no Brasil, uma parada é importante, na cidade de Nova Petrópolis. Cidadezinha pacata, de colonização alemã e na chamada região das hortênsias, tem como uma de suas principais atrações são o famoso Labirinto Verde e o Parque Aldeia do Imigrante, que conta um pouco dessa colonização, inclusive com um museu dentro dele. Fica a cerca de trinta minutos de Caxias.

Cerca de 45 minutos depois, enfrentando uma rodovia estreita e sinuosa, finalmente o destino turístico mais procurado no Rio Grande do Sul aparece: Gramado. Entre suas várias pousadas, resorts e hotéis, uma opção em conta e aconchegante é o Albergo di Bezzi (http://www.pousadadibezzi.com.br/2010/). Vários eventos acontecem na cidade, como por exxemplo o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, no Festival de Cinema de Gramado, com a entrega do famoso Kikito. Outra grande atração acontece próximo ao Natal e no final de cada ano, que é o espetáculo Natal Luz, que encanta a todos os turistas com suas cores, só não tem o charme do inverno.

Outras atrações são bastante agradáveis em Gramado, como o passeio de pedalinho no Lago Negro ou uma caminhada ao redor dele, no parque existente por lá. O Mini-mundo reúne cidades em miniatura numa perfeição nunca vista antes encantando adultos e crianças que passam por lá. Desde 2009, existe um museu de cera, o Cera Dreamland que reproduz um pouco alguns famosos pelo mundo. Para os aficcionados por carros e motos, Corvetes e Halley Davidson não faltam no museu Hollywood Dream Cars. Ao longo da via principal de Gramado, encontra-se diversos restaurantes, com destaque para a Cantina Pastaciutta (http://www.pastasciutta.com.br/), com massas caseiras maravilhosas e combinação de molhos que o cliente escolhe. Para quem  não consegue viver sem uma festa, o Bill Bar (http://www.billbar.com.br/) é uma mistura de balada com boliche, uma proposta diferente e bastante interessante para quem conhece.

Finalizando o passeio pela Serra Gaúcha, Canela fica a 15 minutos de Gramado, pelo caminho da Avenida das Hortênsias. Na entrada da cidade, encontramos uma de suas atrações principais, que é o Mundo a Vapor (http://www.mundoavapor.com.br/), que chama atenção na entrada com uma Maria Fumaça caída de um prédio e no meio da rua, com o vapor saindo da sua chaminé. Uma foto clássica que todo turista tira. Outra atração é a catedral Nossa Senhora de Lourdes, que fica no centro da cidade e encanta por toda sua arquitetura e beleza. Apesar disto, o maior atrativo de Canela é o Parque do Caracol, com uma belíssima cascata com cerca de 120 metros de queda que pode ser observado no mirante, pelo elevador panorâmico ou aos que tiverem fôlego de descer e subir os mais de 900 degraus que levam até a base da cachoeira. Além disto, diversas trilhas a mata nativa e passeio de trenzinho é oferecido no parque, sem dúvida nenhuma um passeio emocionante.

Todos esses passeios podem ser feitos em qualquer época do ano, mas sempre é mais interessante com todo o charme do inverno, para poder curtir um pouco da gastronomia e degustação de vinhos. Até nosso próximo destino.

2 comentários:

Rapha R. Lucena disse...

Poxa, a memória está funcionando direitinho!! Acho que caberia citar o Restaurante Giuseppe e a Galeteria Alvorada, como boa pedida para o almoço. Senti falta aqui do Castelinho Caracol com o delicioso apfelstrudel, que sai todo fim de tarde. Além das lojas de chocolateeee!!! Meu Deus..só se pensa em comida!!!
Muito bom o texto, parabénS!

Kari, Karina disse...

Noossa! Não fazia ideia que conhecias tão bem a serra gaúcha! Conheces muuuito mais do que eu, que moro tão pertinho! Bateu a vergonha do lado de cá, hahaha! Com tantas informações tão legais, não vejo a hora de poder me jogar nestes lugares e nestas delícias que citaste!!
Beijão! :)