sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Rosário, a "Chicago" da Argentina.


Cerca de 300km separam a capital da Argentina e destino de milhares de turistas brasileiros, de Rosário. A cidade ostenta alguns títulos curiosos, como o da “Chicago da Argentina”, segunda maior cidade do País e berço da bandeira, por ter sido o primeiro local em solo argentino aonde a sua bandeira foi içada, em fevereiro de 1812. No passado, a cidade tinha outro nome, o de Pago de Lós Arroyos e ficava ao sul do Rio Caracarña. Apesar de simples, Rosário tem diversas atrações culturais, noturnas e gastronômicas.


Desembarque em Rosário.
Por ser uma cidade universitária e pouco procurada pelos turistas, pouco se sabe da chegada, que pode ser por via aérea ou terrestre. A dica fica aos que estiverem em Buenos Aires e tiverem um pouco mais de tempo, para “esticarem” até Rosário. É possível alugando um carro ou optando pelos trens ou ônibus que saem da capital porteña com destino a Rosário. A partir do Brasil, a Gol Linhas Aéreas opera voos diários a partir de Porto Alegre e com duração de uma hora e vinte. O desembarque no aeroporto internacional “Islas Malvinas” assusta um pouco pela simplicidade. Nada de fingers, grandes freeshops ou variedade de lojas. É algo semelhante ao aeroporto de Fernando de Noronha.



Essa importante cidade argentina é bastante charmosa e acolhedora, além de ser possível conhecê-la da melhor forma: caminhando. O passeio começa na Plaza 25 de mayo, que além de ter sido o ponto de partida da construção da cidade, leva este nome em alusão à Revolução de 25 de Maio de 1810, aonde a Argentina declarou a sua independência, deixando assim de ser uma simples colônia espanhola. No centro da praça, há um bonito monumento que homenageia a liberdade da nação, chamado de Columna a La Liberdad. Localizada no Centro Cívico da cidade, a praça é cercada por importantes prédios como o Palacio de Los Leones, que é a sede da prefeitura local, além da Basílica Catedral Nuestra Señora del Rosario.

Vista panorâmica
Parque Nacional.
Não muito longe, é possível ainda seguir conhecendo um pouco mais da história argentina. Alguns metros da Plaza 25 de Mayo, encontramos o Parque Nacional da Bandeira, que é o lugar aonde Manuel Belgrano levantou pela primeira vez a bandeira da Argentina. Lá que se encontra o cartão postal da cidade e desenho da cédula de 10 (dez) pesos: o famoso Monumento à Bandeira. Sua arquitetura, com algumas influências europeias encanta com suas escadarias, colunas e uma torre principal. Entre suas colunas, há um fogo eterno e na sua torre principal, é possível subir para ter uma vista panorâmica de 360º de toda a cidade. A área do parque nacional é muito grande e acaba nas margens do Rio Paraná, aonde há várias atividades culturais e esportivas para crianças e adultos, além de um monumento que faz alusão as Ilhas Malvinas serem sempre da Argentina. Para quem gosta de curtir um pouco da gastronomia local, a dica fica por degustar os sabores que o restaurante VIP Rosário pode oferecer (https://foursquare.com/v/vip-rosario/4be33982d27a20a18794915b).

Desde mais novo, sempre fui para Buenos Aires, o que me permite fazer um comparativo: Rosário é uma espécie de mini Buenos Aires, por lembrar demais a capital argentina. Para os que acham a calle Florida dos porteños uma maravilha, precisam conhecer a calle Cordoba de Rosário. Além de ter uma estrutura similar, com várias lojas de grife, departamentos, livrarias, bancos e até cinemas, ela é mais organizada, limpa e movimentada, por incrível que pareça. A cidade é cheia de vida. Para os amantes de manifestações culturais como shows e música, é o local indicado. Não é difícil acompanhar vários dançarinos demonstrando seus passos de tango e encantando a todos quando passam, além de ser possível conhecer um pouco da música popular argentina. Sem dúvidas um espetáculo. Entretanto o melhor é poder ter tempo para sentar-se num café e passar um tempo observando o vai e vem das pessoas e dessas manifestações culturais, com tempo e calma.

Bar & Restaurante Flora.
Seguindo às margens do Rio Paraná, numa área de antiga estação ferroviária, encontra-se o lugar mais incrível da cidade: Puerto España. No passado, a área estava completamente abandonada e destruída e hoje é um complexo de restaurantes, academias de ginástica e casas de eventos para formaturas, casamentos e outros, totalmente reformado/ revitalizado. Não é a toa que a frequência é sempre muito boa nesta área, com público de todas as idades. Para os que gostam de manter a forma enquanto viajam, é possível fazer caminhadas na pista de cooper desenhada nas calçadas. Um restaurante bastante interessante, apesar de ter um preço um pouco mais elevado e um atendimento não muito bom, é o Flora. Ele fica na beira do Rio Paraná e possui mesas externas e internas. Outro restaurante que é interessante por permitir que você possa pescar seu peixe, tratar e comer na hora e fresquinho é o PK2 del Rio (http://www.costarosario.com.ar/PK2-de-rio.html).

Clima agradável do restaurante Capri
Já que o assunto é gastronomia, não poderia deixar de citar um dos melhores restaurantes da cidade que é o Capri (https://foursquare.com/v/capri/4c76984e66be6dcb008fc30f). Para os amantes de um prato bem feito e servido, este é o local ideal. Especializado em massas, ainda há um ótimo chamativo em especial para os brasileiros: o câmbio atual favorece demais. Apenas para ilustração, um jantar com calma, que teve duas entradas fantásticas, inclusive com caviar, além de cinco pratos principais e duas garrafas de vinho Trumpeter (cepa Malbec, claro!) custou cerca 920 pesos argentinos, que convertendo para o Real seria o equivalente a R$ 349,91 (trezentos e quarenta e nove reais e noventa e um centavos) a conta TOTAL. Lembrando que o local é fantástico e funciona com reservas. Ainda há pessoas que insistem em afirmar que é caro viajar para Argentina. Será? Em um dos melhores restaurantes da cidade, a conta total não chegou na metade de um similar em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Bar Beattles Memo
Para quem gosta de curtir uma noite, Rosário oferece isto em grande estilo. Possivelmente muito melhor do que os bairros de Palermo, Palermo Hollywood e Las Cañitas de Buenos Aires. Isso acontece primeiramente nos arredores da Rua Jujuy com uma cópia fiel dos famosos Hard Rock’s Café mundo afora: O Rock & Feller’s (http://www.rockandfellers.com.ar/). Para os amantes de ouvir astros do Rock, acompanhados de belos pratos e chopes, o lugar é este. O problema é conseguir achar lugar para se acomodar, uma vez que é um bar bastante procurado, mas há o pub, que é possível sentar-se no balcão e experimentar uma jarra de chope Qulimes e amendoins que são oferecidos como cortesia. Caso queira fazer um tour pelas casas noturnas, é possível. Duas quadras dali está outro bar temático e no mesmo estilo, que é o Johnny B. Good (http://www.jbgood.com/). A proposta é a mesma: reunir os amigos com música de qualidade com bebidas e comidas. Por fim, os amantes da banda inglesa The Beattles vão delirar com um bar temático exclusivo para eles. Além de você poder paquerar, beber e comer bem, passará a noite toda ouvindo hits da banda mais famosa do mundo e ainda contemplar prêmios, fotos e até um Yellow Submarine como decoração no teto.

Mais uma vez, já está disponível no meu canal do youtube (www.youtube.com/ticoso) o vídeo que eu fiz e mostro a cidade de Rosário. Para poder assistir, basta clicar em "play" no quadro abaixo. Espero que gostem. Curtam um pouco mais desta viagem, de uma forma mais interativa.

Aproveitem para se inscrever no meu canal do Youtube e me seguirem nas redes sociais e acompanhar em tempo real minhas aventuras pelo Mundo. Me sigam no instagram (basta procurar e seguir @ticobrazileiro) e no Snapchat (que também é ticobrazileiro).





E se o que você procura são dicas de Buenos Aires, que tal um pouco da capital da Argentina? Cliquem e curtam o vídeo abaixo:

3 comentários:

Igor Bião disse...

Gostei muito das dicas. Estou indo a Buenos Aires e vou passar também dois dias em Rosário. Levando em consideração o curto período, vou seguir algumas de suas dicas.

Daniel disse...

Olá Tico, parabéns pelas informações e pelo blog!
Vou para Rosário e gostaria de saber sua opinião sobre quanto levar em pesos para ficar 5 dias, aproximadamente, claro, só para não passar apuro. E ainda, é costume dar gorjetas em táxis, restaurantes etc? Quanto seria razoável? Obrigado e um abraço!

José Antonio Fernandes de Souza Mendonça Brazileiro (Tico Brazileiro) disse...

Grande Daniel,

Obrigado pela audiência, antes de mais nada!
Cara, Rosário é uma cidade que tem preços muito mais em conta do que Buenos Aires. Isso se deve ao fato de ser uma cidade universitária e muito menos turística do que a capital argentina. De toda forma, estive lá em 2013 e a razão do Real para o Peso Argentina era muito pior do que hoje em dia. Naquela época era melhor pagar tudo em dinheiro vivo, do que em cartão de crédito, por exemplo!

O câmbio hoje, 10/05/2016 está 1 real = 4,10 pesos. Ou seja, se você levar 500 reais, vai estar com 2.000 pesos argentinos na mão, se trocar nos bancos oficiais (Banco de La Nacíon). Há câmbios paralelos que você pode conseguir até 6 pesos! Mas tenha bastante cuidado com isso, tendo em vista que dão muitas notas falsas.

Agora ao que interessa: no seu caso, de passar 5 dias a uma semana, para ficar confortável e considerando APENAS gastos pela cidade, restaurante e taxis, leva uns 1.500 a 2.000 reais só por segurança e vai trocando de acordo com a necessidade, não faça o câmbio de tudo de uma só vez. Ou leva menos e usa cartão de crédito, hoje em dia está valendo a pena!

Quanto as gorjetas, é bom dar entre 10% e 15% ! E os taxistas são tranquilos, além de baratos!

Grande abraço e se precisar de mais dúvidas, pode me chamar!