segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Veneza, a cidade das águas.

Entrada de Veneza.
Localizada no Nordeste da Itália e famosa por suas regatas, festivais de cinema, produção de vidros e o seu famoso Carnaval com máscaras, Veneza já foi uma das principais cidades da Europa e hoje ainda é um dos principais destinos do continente, atraindo turistas por vários motivos: desde o romantismo presente em toda a cidade ou pela sua riqueza cultural e histórica. A origem da cidade é um pouco confusa, mas se conta que refugiados de outras cidades romanas que sofriam invasões bárbaras e hunas, se estabeleceram no local, criando a cidade. Outra corrente defende que pescadores romanos já viviam na área e estes que fundaram Veneza. O que realmente importa é que a região já foi um importante polo comercial e que contava com a maior frota de barcos da Europa em meados do século X. Com a queda de Constantinopla e a descoberta dos caminhos marítimos para a Índia e América no período das grandes navegações, a cidade teve seu declinioSe declínio e perdeu a sua importância no cenário europeu.
  
A cidade conta com um aeroporto que fica cerca de doze quilômetros do seu centro, além de uma ampla malha ferroviária. Uma das opções interessantes é tomar um ferry boat (http://www.alilaguna.com/) que operam em horários pré-estabelecidos e rígidos e levam o turista diretamente para o centro da charmosa cidade italiana. Para os que gostam de se programar com calma e planejar melhor a viagem, é possível a compra do bilhete do barco antecipadamente, evitando filas e possíveis lotações na alta estação. O passeio pelos canais que dão acesso à Veneza, ainda que no inverno, é fantástico e com uma vista panorâmica de toda a cidade e seus arredores. Sem dúvidas vale a pena.

E é no centro da cidade, que se encontra o cartão postal da cidade e uma das praças mais interessantes do Mundo: a Piazza San Marco (Praça de São Marco), que é um local que tem a maior concentração de turistas e pombos. Além disto, um fato curioso é que não se escuta sons de veículos, pois é proibida a circulação deles na cidade. Nos arredores da praça, é possível encontrar diversos cafés e lanchonetes, além de outros monumentos importantes como a Torre Dell’Orologio (Torre do Relógio), o Campanário de São Marcos, as Procuradorias e a Ala Napoleónica. Um dos mais belos monumentos da cidade, que terminam a composição do cenário, é a Basilica Di San Marco (http://www.basilicasanmarco.it/eng/index.bsm), que é o maior exemplo da arquitetura bizantina e infelizmente afunda todo ano um pouco, o que se percebe ao caminhar internamente, com seu chão totalmente ondulado.

Embarque das gôndolas.
Não se limite a ficar na Praça de São Marcos, explore os becos de Veneza e conheça algumas das especialidades da cidade que é a produção vitrais. Entre eles, um dos lugares mais interessantes e que é possível acompanhar a produção desde o início é o Murano Vitrum (http://www.muranovitrum.com/), além de ser possível levar alguma obra de recordação para a sua casa. Por fim, uma viagem para a cidade sem um dos seus principais passeios nunca seria completa. Que tal passear pelos seus canais e diversas pontes, nas charmosas gôndolas presentes na cidade? O passeio varia de acordo com as atrações e o tempo de duração, e seus preços são entre 20 (vinte) e 40 (quarenta) euros. Lembrando que sempre é possível negociar esses preços.




Curtam e compartilhem a FanPage do blog no Facebook: https://www.facebook.com/blogdoticobrazileiro


Se você gostou dessas dicas, assistam o vídeo que fiz e está disponível no meu canal do youtube (www.youtube.com/ticoso). Basta clicar no vídeo abaixo e assistir (apenas em português):




Um comentário:

Unknown disse...

gostei muito, o que eu li é muito interesante