quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Entendendo os programa de milhagem/ fidelidade no Brasil.

Viajar é sempre muito bom, melhor ainda é se você numa mesma viagem consegue garantir a próxima e sem muito esforço. Isso pode acontecer, basta você saber como usar o programa de milhagem que você é inscrito. Hoje irei tirar dúvidas e ensinar um pouco do que eu faço quando viajo, nos principais programas do Brasil, que são o Smiles (da Gol), o Multiplus/ Fidelidade (da TAM), o Amigo (da Avianca Brasil) e o Tudo Azul (da Azul Linhas Aéreas). Também irei aproveitar pra falar um pouco dos outros que eu sou inscrito, como o LanPass (da Lan Airlines), MilleagePlus (da United) e o ConnectMiles (da Copa Airlines).

Vamos iniciar com as chamadas categorias elite desses programas, que trazem diversos benefícios ao cliente fiel àquela empresa aérea. Primeiramente, você só vai conseguir atingir esses altos níveis, se voar BASTANTE, de 50.000 (cinquenta mil) milhas pra cima por ano. Esses níveis elevadíssimos nos cartões de milhagens, garante entre outros o embarque preferencial (e não estou falando de acordo com a legislação), acesso a diversas salas vips (cheia de lanches, buffet, bebidas, cadeiras relaxantes e até banho antes do voo) e vários outros benefícios, como upgrade pra classe executiva, ainda que você tenha comprado o bilhete de classe econômica! Pensaram na economia? Isso é um seleto grupo, que alguns chamam de clube, que premia a fidelidade do cliente com a empresa.
Além de você ter que voar muito para conseguir essas categorias elite, você tem que priorizar UMA única empresa aérea. Não adianta voar bastante de forma aleatória e em empresas diferentes! Outra coisa que não adianta é você ter vários pontos no cartão de crédito para mandar pra a linha aérea e não voar. Os pontos qualificáveis para mudança de categoria, via de REGRA tem que ser VOADO! Algumas promoções e empresas, tentando captar clientes mudam as regras por um curto período e aceitam, mas a regra não é esta. Imagine que você namora ou é casado (a), você vai ser fiel a quem está ao seu lado, certo? A idéia para se transformar cliente TOP em qualquer empresa é a mesma, tratar como se fosse o seu "relacionamento sério" na hora de voar. Ainda que soe um pouco exagerado, você tem que priorizar SEMPRE aquela companhia aérea, ainda que tenha de pagar um pouco mais caro em relação às outras.
Dito isso, você deve saber escolher BEM qual o programa irá priorizar, o que é um pouco complicado no nosso País, tendo em vista a bagunça e falta de benefícios de maneira geral ao cliente. Começando pelo SMILES, da GOL, a empresa não possui outra classe (apesar da "Comfort" em alguns voos internacionais) a não ser a econômica. As maiores categorias elite do programa são DIAMANTE e OURO, mas apenas o cliente da categoria mais alta (diamante) pode pleitear o espaço maior pras pernas no espaço "GOL+" de forma gratuita. Basicamente, o programa mudou bastante e não oferece maiores benefícios para um cliente que fidelize BEM a sua empresa, salvo os 50% (cinquenta por cento) e 100% (cem por cento) de bônus em voos realizados com eles por ter categoria superior, já feito por TODAS empresas aéreas do Mundo. O diferencial seria a criação de uma classe diferente, estilo executiva, que a concorrência já tem e fornecer upgrades gratuitos para seus clientes elite. Então neste quesito, o Smiles perde e de goleada para os outros.

Classe executiva na TAM Airlines.
No caso da TAM, a história muda! Os aviões da empresa possuem 3 (três) tipos de classe, que é a habitual econômica, a econômica premium e a classe executiva. Se o cliente for cliente TAM Fidelidade Vermelho Plus ou Black, tem direito a upgrades gratuitos de classe, ainda que compre a passagem mais barata ou na pior das hipóteses, acesso a esta classe econômica premium, com maior espaço entre as pernas. Alguns clientes elite da Oneworld também conseguem benefícios exclusivos, em voos da TAM, mas deve ser da categoria "Emerald", o mais alto da aliança global. De maneira geral, o cliente elite tem grandes benefícios na empresa, inclusive por conta da aliança que ela faz parte, o que permite de quebra todas as vantagens Oneworld, o que falta na GOL, por exemplo (que não faz parte de nenhuma aliança global).

Passando para a Azul, o cliente Safira e Diamante no seu programa "Tudo Azul" tem alguns benefícios como quantidade limitada de assento conforto em vôos nacionais por ano, e no caso da categoria máxima (Diamante), o cliente tem direito a UMA PASSAGEM GRATUITA para seu acompanhante por ano, na viagem que você solicitar. A empresa, bem como seu programa de milhagem ainda está em crescimento e muita coisa ainda deve acontecer, mas o maior benefício é este, no momento. Não há sequer sala VIP, pelo menos por enquanto. Um outro detalhe, que se aplica a todas as empresas citadas acima, é que esses benefícios, além de dar acesso às salas VIPS, prioridade no check in, embarque, dá direito a uma franquia de bagagem maior (o que é ótimo para consumistas).

Apenas para encerrar este tópico do “cliente elite”, pessoalmente tenho categoria superior também na Alitalia, United, Copa Airlines e Lan Airlines, mas irei comentar brevemente sobre as três últimas! Na chilena Lan Airlines, os benefícios elite do meu cartão Comodoro são aplicáveis para voos da LAN ou TAM, além de TODAS as empresas parceiras da Oneworld. Eu tenho acesso a várias salas vips no Brasil e no Mundo, além de upgrades pra classe executiva ILIMITADOS para mim e com direito a acompanhante (apenas 6 vôos internacionais por ano), o que torna o programa bastante atraente. Na Copa Airlines, minha categoria no ConnectMiles é Platinum e me oferece todos esses benefícios citados acima, inclusive o upgrade de classe, mas não no ato da reserva como na LAN, mas automático 72 (setenta e duas) horas antes do meu vôo! Também tenho direito a acompanhante (de forma ILIMITADA), mas esse upgrade quando solicitado, apenas 24 (vinte e quatro) horas antes do voo. Com relação a United, as regras são as mesmas da Copa Airlines, inclusive pude experiementar neste ano de 2015 entrar na lista para upgrade automático num voo de Chicago para Newark, mas não rolou por estar lotado. Consegui um upgrade para economy plus no voo de São Paulo para Chicago gratuito (custa US$ 300,00, pessoal!).
Você não costuma viajar muito e acumula bastante milhas no cartão de crédito? Sem problemas, você está fazendo um bom saldo para suas próximas viagens e basta apenas ver qual o melhor programa para se usar. Para isso eu avalio da seguinte forma: facilidade de emissão, validade das milhas e parceiras aéreas.
Embarque prioritário na GOL
Sempre fui um defensor do Smiles, que ERA da Varig e agora a GOL é a dona. Infelizmente a laranjinha mexeu demais num programa que era O MELHOR DISPARADO do País, inclusive eu sempre aconselhava as pessoas a mandarem TODAS as milhas para lá! Eu inclusive digo que era o diferencial da empresa, considerando que seus aviões não tem nenhum sistema áudio visual, enquanto sua concorrência investe FORTE nisto, basta entrar em qualquer outra empresa diferente da GOL, dentro do Brasil. Eu brinco que os aviões da empresa são “pelados”, sem nada. Voltando ao Smiles, o ano de 2015 foi sombrio! Eles aumentaram MUITO o preço dos resgates e fazem promoções duvidosas de “bônus” de milhas, que duram apenas 6 (seis) meses. Em compensação, é o programa de milhagem que tem um MAIOR prazo de validade das milhas, que é de 3 (três) anos. Esse é o ÚNICO ponto positivo! A verdade é que até 2014, o programa era simples, fácil e se encontrava passagens a preços justos e no começo de 2015, as mudanças implementadas deixaram tudo muito duvidoso e abusivo.
O Multiplus/ TAM Fidelidade fez o caminho inverso! Eu sempre critiquei bastante a empresa por dificultar ao invés de facilitar a emissão de passagens-prêmio e ao que parece, ela aproveitou as mudanças negativas do antes intocável concorrente para melhorar e MUITO! Para se ter uma ideia, eu já consegui emitir uma passagem do Recife para Santiago em CLASSE EXECUTIVA por 34.000 (trinta e quatro mil) milhas, sendo IDA E VOLTA! Não foi só uma perna! E foi em 2014, só para deixar claro. Não é difícil encontrar passagens com preços justos e inclusive das empresas parceiras (que antes era IMPOSSÍVEL se encontrar). Confesso que ao me tornar cliente LanPass Comodoro, passei a voar mais nas duas empresas e tenho achado interessante. A única coisa que deixa a desejar no programa da vermelha é a validade das milhas, de apenas 2 (dois) anos e seus funcionários, que as vezes acham que somos meio leigos demais e nos tratam como “se colar, colou”. Mas no geral, o programa está SUPERIOR ao Smiles e NUNCA achei que fosse confessar isto em público.
O Amigo da Avianca é usado por poucas pessoas, mas já sou cliente desde 2012! Outro dia, me disseram que eu sou o único que tem esse programa, o que deve ter mudado com a belíssima ação de marketing que eles fizeram ao entrar na Star Alliance, do “seu amigo, é nosso amigo”. Basicamente você convidava amigos que não eram inscritos e ganhava 1.000 (mil) milhas por pessoa indicada e que se inscrevesse. Mas era limitado a 50 pessoas, que seria igual a 50.000 (cinquenta mil) pontos. O maior problema desse programa de milhagem, é a própria empresa! A malha aérea da Avianca é bastante limitada e fica difícil manter qualquer categoria elite ou priorizar ela nos voos, além da limitação de horários. Voltando ao programa de milhagem, ele é bastante interessante e a possibilidade de emissão em empresas que fazem parte da Star Alliance (maior aliança global do Mundo) e de forma simples, me fazem apostar ALTO neles. Para se ter uma idéia, você consegue emitir uma passagem do Brasil para Bogotá por 10.000 (dez mil) pontos a perna, o que é BASTANTE razoável e interessante. Ah... a validade das milhas é de apenas 2 (dois) anos, seguindo o exemplo da TAM.
Espaço +  na TAM
O programa Tudo Azul, é o que eu mais desconheco para falar a verdade. Tenho percebido campanhas interessantes, inclusive com aquisição de cartões de crédito e milhas bônus pela adesão, mas não uso muito. Se consegue passagens a preços interessantes, abaixo de 5.000 (cinco mil) pontos em trechos de curta duração, exceto Fernando de Noronha (lá o preço é fixo, amigo!). Acredito que eles ainda estejam planejando algo, inclusive o ingresso da empresa em alguma aliança global, coisa que a GOL já deveria ter feito. Como o seu dono, o David Neeleman comprou parte da TAP Air Portugal, podemos apostar numa entrada da Azul na Star Alliance, a exemplo do que aconteceu com a Avianca. É esperar para ver.

 Considerando os programas de milhagem nacionais, eles são muito aquém das outras empresas, inclusive citadas aqui como United e Copa Airlines, por exemplo. O empresário brasileiro tem um pensamento pequeno, achando que milhas são um favor que se faz! Eles esquecem o verdadeiro sentido da FIDELIZAÇÃO e colocam mais dificuldades do que facilidades. Para se ter uma idéia, vou pegar a United Airlines como exemplo. Sabiam que as milhas acumuladas no MilleagePlus, assim como em TODAS as empresas americanas NUNCA EXPIRAM? São vitalícias, basta você movimentar a sua conta a cada 18 (dezoito) meses, seja voando, transferindo pontos ou comprando milhas.
Isso explica aquele filme com George Clooney, “Amor sem escalas” ou “Up in the Air”, que ele consegue acumular 10.000.000 (dez milhões de milhas). Impossível mesmo se ele voasse todos os dias de um ano. Isso não é mentira e pode acontecer mesmo, basta ele movimentar a conta dele sempre e nucna usar/ emitir passagens, que terá MILHARES de MILHÕES de milhas. Infelizmente aqui no Brasil as empresas aéreas não tem essa visão maior e muito mais interessante para nós, consumidores do serviço prestado.
De toda forma, hoje vejo o Smiles como uma INCOGNITA e se fosse pra trasnferir todos os meus pontos do cartão de crédito para algum, eu apostaria no TAM Fidelidade e no Amigo da Avianca. Eu ainda aposto, sendo que MUITO MENOS no Smiles, por uma questão de esperança. Para se ter uma idéia, 50% (cinquenta por cento) das minhas viagens entre 2010 e 2015 foram em aviões da GOL (e isso inclui voos internacionais). Preciso dizer algo mais? Confesso estar decepcionado, mas acontece. Quem sabe com tantas reclamações, eles repensem e voltem a facilitar.
Pré-embarque em Newark
Por fim, há outras formas de acúmulos e que são diferentes do acúmulo com compras em cartões de crédito ou voando. Acham que isso acaba? De forma alguma... há postos de gasolina, como os postos Ipiranga! Sabe quando você vai abastecer o seu carro e coloca o CPF? Seus pontos viram em dobro, quando transferidos e paga um taxa, para o TAM Fidelidade. Muitos acham ruim os valores, mas já fiz cálculos para destinos do meu interesse e acho que compensa no final. Quando você gastaria R$ 1.900,00 (mil e novecentos reais) para voar de São Paulo para Doha, no Qatar, em classe executiva? Isso é sério, pessoal! Basta procurar na internet e você encontram alguma reportagem falando exatamente sobre isto.
Por fim, para matar a curiosidade de vocês, eu sou cliente Tudo Azul Safira, Amigo Avianca Diamante, Milleage Plus e Smiles Prata (caí de categoria em 2015, decepcionado com as mudanças), Connect Miles da Copa Airlines, Platinum, LanPass Comodoro (equivale a vermelho plus da TAM) e Alitalia MilleMiglia Club Freccia Alata. Nem preciso citar de novo os benefícios que tenho, não é?
Apesar disto, meu conselho é que você priorize apenas UMA empresa aérea e a trate como o seu relacionamento sério. Acredite, o retorno será bastante compensador e por anos. Se você não viaja muito, então... continue priorizando uma empresa, assim você terá muitos pontos e a garantia de viagens futuras. Só fique atento à validade das milhas, algumas empresas não avisam, de má-fé.
Um último conselho com relação a compra e venda de milhas! Esse é o PIOR negócio que existe, tendo em vista que você acaba comprando UM POUCO MAIS BARATO do que a tarifa, ou seja, deixa de acumular pontos e vende por um preço de banana. Se você considerar que ninguém quer pagar mais do que R$ 350,00 (trezentos e cinquenta) reais por um lote de 10.000 (dez mil) milhas, que é um trecho dentro de TODA A AMÉRICA DO SUL, você percebe que é um PÉSSIMO negócio vender suas milhas. Lembre-se que se você tiver pontos a vencer amanhã, você pode emitir para até 1 (um) ano na frente. Não tem obrigação de voar LOGO. Então repense e pega um feriado ou final de semana e emite com antecedência.
Espero que tenham gostado! Comentem e tirem mais dúvidas, será um prazer ajudar!

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