quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Viajando com conforto na classe econômica nos voos dentro do Brasil.

Pessoal, hoje irei dar umas dicas valiosas para quem gosta de viajar com um maior conforto nos voos operados DENTRO DO BRASIL. Infelizmente todas as nossas empresas aéreas não possuem aviões com mais de uma classe, sendo assim, disponível apenas a famosa e algumas vezes apertada, classe econômica.

Se você cansou de viajar no aperto e acha que é impossível ter um maior conforto, pode acreditar que seus problemas acabaram. Hoje irei mostrar para você, que me acompanha aqui no blog e nas redes sociais, que é possível SIM voar com um bom espaço entre as pernas e as vezes sem precisar pagar nada por isso, depende do contexto.

Começando pela GOL Linhas Aéreas, irei ousar fazer vários elogios! Sim, a empresa tem se esforçado bastante para melhorar a qualidade do serviço, reduzindo a quantidade de assentos em suas aeronaves e como consequência, melhorando o espaçamento entre as poltronas. Você que sempre criticou a laranjinha, sabia que hoje ela tem o maior, se não um dos maiores espaços entre as cadeiras entre todas as empresas aéreas? Tem o selo A, da ANAC.

Vamos um pouco sobre os equipamentos operados hoje pela empresa para saber escolher o melhor assento, não é mesmo? A GOL opera apenas dois tipos de aeronaves, que são os Boeing 737-700 (menor) e o Boeing 737-700 (maior). Para conseguir viajar melhor do que já está, basta você procurar o espaço chamado e “GOL+”. Nele, além do maior espaçamento para as pernas, as poltronas reclinam até 50% (cinquenta por cento) mais que o normal e está disponível na seguinte forma:

- Boeing 737-700: fileiras 1 a 7 A, B, C, D, E e F, além das tradicionais saídas de emergência, que ficam localizadas nas poltronas 12 A, B, C, D, E e F. Se você optar pelo assento número 11 A, B, C, D, E ou F, sabem o que acontece? O espaço é menor e ainda tem o agravante de NÃO RECLINAR, pois são aquelas poltronas feitas para não obstruir a saída de emergência. Essas aeronaves são usadas bastantes em rotas regionais, como interiores e Fernando de Noronha, por exemplo.

- Boeing 737-800: fileiras 1 a 7 D, E e F (lado direito da aeronave) e 2 a 7 A, B e C (lado esquerdo da aeronave). As saídas de emergência que reclinam e são confortáveis variam, de acordo com o modelo da aeronave e podem ser apenas a 17A ou 17F nos modelos mais antigos (e isso só é possível saber na hora do embarque) ou toda a fileira 17, ou seja, da letra A a F (nos modelos mais novos). Os que tiverem assentos marcados nas poltronas 15 A, B, C, D, E ou F irão ficar na mesma situação que falei acima, ou seja, com menor espaçamento e sem reclinar.


Como nem tudo são flores, a GOL comercializa esses lugares em média por R$ 50,00 (cinquenta reais) ou de forma gratuita para quem é cliente Smiles Diamante ou os parceiros elite da empresa.

Avermelhando um pouco as coisas e indo para a TAM Linhas Aéreas, a empresa tem um dos piores espaços entre as poltronas do País, inclusive em voos internacionais, por incrível que pareça. Vamos entender um pouco dos aviões operados em voos domésticos, que são basicamente 3 (três) tipos de aeronaves: os Airbuses A319, A320 e A321. Em alguns casos raros, eles colocam aviões maiores, usados em voos internacionais em rotas domésticas como Manaus, Recife e Fortaleza e em seguida retiram, portanto irei me concentrar no tradicional.

- Airbus A319: é o concorrente direto do Boeing 737-700 da GOL e não poderia ser muito diferente o local do espaço conforto da TAM, que são nas fileiras 11 A, B, C, D, E e F.

- Airbus A320: é o queridinho da empresa e usado DEMAIS em quase todos os voos nacionais da empresa. Os melhores lugares, para você ir confortável são as poltronas 13 A, B, C, D, E e F. Importante lembrar que a empresa comercializa toda a fileira 12 (doze) também, que de fato tem um espaço maior e em contrapartida não reclina, por obstruir a saída de emergência no caso de uma evacuação.

- Airbus A321: bastante usado nas rotas entre o centro-oeste/ sudeste e norte/ nordeste, é um avião de fuselagem IGUAL aos anteriores, mas com a diferença de ser alongada (um charuto). Os melhores assentos deste avião são os das fileiras 11 B, C, E e F e 25 B, C, E e F. O melhor deixei para agora, que são os assentos que além de ter um conforto maior, NÃO POSSUEM POLTRONA NA SUA FRENTE! Sabem quais são? Os 12 A e F, além dos 26 A e F.


Seguindo as regras da concorrência, a TAM também comercializa esses assentos por um valor de R$ 40,00 (quarenta reais) em média. Por outro lado, se você for cliente TAM Fidelidade Vermelho Plus, Black ou LanPass Comdoro, Comodoro Black, ou Oneworld Emerald, qualquer um desses lugares acima podem ser solicitados de forma gratuita.

Não irei me alongar neste assunto, mas vou entrar na empresa que considero a melhor em conforto, voando nos céus do Brasil, que é a Avianca. O ponto baixo da empresa é a sua modesta malha aérea e falta de opções e horários interessantes. Fora isso, seus aviões são TODOS com padrão internacional, com sistema áudio visual individual, serviço de bordo que nos lembra a antiga Varig, além de um BOM espaçamento entre os assentos. Ela opera uma frota parecida com a TAM, que são os Airbuses A318, A319 e A320.

- Airbus A318: é o modelo menor da família A320 e seus melhores assentos são os da fileira 10 A, C e D, K. Se você quiser ir sem nenhuma cadeira na sua frente, basta optar pelas posições 11 A ou 11 K. Esse mini-Airbus cada vez mais tem deixado de operar na empresa e a tendência é que sumam da frota.

- Airbus A319: modelo igual ao operado pela TAM, só que com um espaçamento bem melhor e sistema áudio visual individual e os melhores assentos são os da fileira 12 A, B, C, D, E, K.

- Airbus A320: Se na TAM a mesma aeronave é na fileira 13, na Avianca muda para 12 A, B, C, D, E e K. Isso demonstra um pouco como a empresa líder no Brasil é apertada em relação a outras como a Avianca.

O detalhe importante é que ATUALMENTE a Avianca Brasil NÃO COBRA qualquer valor extra para você pedir esses lugares. No máximo eles ficam bloqueados até próximo ao embarque e quem chegar primeiro solicita esses lugares.

Por fim, cheguei na Azul Linhas Aéreas que opera REGULARMENTE três tipos de aeronaves nos seus voos domésticos que são os Embraer 190 e 195, além dos ATR-72-600. São aeronaves de porte BEM menor do que os das outras empresas, porém muito seguros e interessantes. E ainda há o adicional da televisão ao vivo na maioria dos voos. O que interessa é o maior espaço para a viagem, correto? Então vamos entender um pouco:

- ATR 72-600: é o menor avião da frota e usado em rotas regionais e de curto alcance, como Fernando de Noronha/ Natal ou cidades de até 1 hora de voo. Não existe o “Espaço Azul” nessas aeronaves.

- Embraer 190 e 195: São dois tipos diferentes de aeronaves, mas possuem a mesma configuração para o “Espaço Azul”, além de serem usadas frequentemente nas principais rotas da empresa. Para quem senta no lado direito dessas aeronaves, basta escolher as poltronas 1 a 5 C e D, enquanto os que sentam do lado esquerdo ficam com as fileiras 2 a 5 A e B. Como não poderia deixar de ser, as saídas de emergência (sobre as asas) possuem um BOM espaçamento e ficam na fileira 14 A, B, C e D.



A Azul cobra valores a partir de R$ 25,00 (vinte e cinco Reais) nas rotas de curto alcance e R$ 50,00 (cinquenta reais) nas de médio/ longo alcance. Se você é cliente Diamante no programa Tudo Azul, tem direito a 4 (quatro) cortesias ao ano (e é cumulativa) para solicitar qualquer um desses assentos e caso você seja cliente Safira, tem direito a 2 (duas) cortesias.

Confesso que sempre ao comprar o bilhete, eu procuro ver qual é o equipamento/ aeronave que será usada na rota. Algumas empresas com a GOL, Avianca e Azul, não muda muita coisa por conta da frota ser muito homogênea, mas na TAM, que as vezes coloca aviões maiores, pode ser interessante você ter esse conhecimento! O espaço conforto, é comercializado como se fosse a classe executiva, ainda que o serviço não seja.

Para quem não tem muita paciência de analisar esses detalhes, ainda tem uma saída, que é acessar o site www.seatguru.com e colocar o número do seu voo, com data e horário e eles já mostram o mapa de assentos do avião que irá operar a rota. Assim, pode ajudar você na escolha do seu assento, tornando a sua viagem mais confortável.

Espero que as dicas tenham sido úteis e espero vocês na próxima postagem.

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Alguns FLIGHT REPORTS para assistir, lá do meu canal do Youtube:

                                            De São Paulo para o Recife, pela Latam Brasil


                                          De São Paulo para Fortaleza, pela Avianca Brasil


                                     Do Rio de Janeiro para o Recife, pela Gol Linhas Aéreas


                               De São Paulo para o Rio de Janeiro, pela Azul Linhas Aéreas


Um comentário:

Be disse...

Mto obrigada.... bastante esclarecedor