terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Tour gastronômico por Buenos Aires


Pessoal, hoje irei falar sobre um destino que os brasileiros vivem indo, que é Buenos Aires. Quem me conhece bem, sabe o carinho que tenho pela capital porteña, que inclusive foi o meu PRIMEIRO DESTINO INTERNACIONAL, no ano de 1986! De lá pra cá, perdi as contas de quantas vezes estive nessa cidade, que para mim, nunca perde o charme. Como eu já dei dicas de passeios por lá (http://www.ticobrazileiro.blogspot.com.br/2013/02/buenos-aires-charme-europeu-em-plena.html), hoje irei passar um roteiro gastronômico IMPERDÍVEL e que tem várias indicações minhas e outras que eu não conhecia e um grande amigo meu, indicou numa viagem que fizemos juntos em 2014. Vamos começar? Preparem-se para ficar com água na boca e os restaurantes serão todos de nível elevadíssimos.

Costumo dizer que o meu lugar preferido na cidade, é Puerto Madero, o bairro mais novo da cidade. Por outro lado, existem lugares com uma grande variedade gastronômica, além de ser ótimo para se caminhar, como a Recoleta e Palermo (que tem suas várias divisões, como Palermo Soho e Hollywood, por exemplo). E grande parte desses restaurantes ficam nessas regiões! E não estou falando do tão procurado Cabaña Las Lilas, que apesar de ser excelente, pratica preços ACIMA do que irei mostrar aqui e é muito mais “pega turista”.

E falando em Palermo, a primeira parada é no Restaurante Casa Cruz, que fica na calle Uriarte, 1658. A sugestão é reservar um horário para o jantar e aproveitar bastante as instalações que são bastante aconchegantes, além de ter uma adega IMPRESSIONANTE para qualquer amante de vinho. Confesso que não conhecia e achei espetacular. É possível fazer reservas pelo telefone ou pelo site (http://casacruz-restaurant.com/). Para os amantes de pescados, a sugestão fica por escolher um salmão branco, que é muito bem preparado e saboroso. Os vinhos (e foram vários) ficaram por conta das cepas Malbec e Bonarda, em especial um que eu não conhecia: “The Apple Doesn´t fall Far From the Tree”. Para quem não acredita que o nome do vinho é este, segue um link que achei no google, com ele para vender: http://www.winebrands.com.br/the-apple-doesn-t-fall-far-from-the-tree-bonarda-2013/p. É um ótimo vinho. Com relação a uva Bonarda, ela tem origem na França, mas é muito produzida na argentina, apesar de rara.



A próxima parada é num clássico de Buenos Aires: o famoso Restaurante Fervor! Quem já foi na cidade, conhece este que é tido como uma das melhores cozinhas da capital porteña. O restaurante é bastante clássico e não é difícil ver famílias tradicionais argentinas indo almoçar ou jantar nele. Fomos no horário do almoço e sem reservar lugares, o que teve que ser bem cedo, estando por lá entre 11:50 (Onze e cinquenta) e o meio dia. Além do ambiente, com dois andares e um lustre imponente no teto, não poderia deixar de faltar o que melhor tem na gastronomia argentina: suas carnes e vinhos. E não foi diferente, não tive dúvidas e pedi de cara um Lomo, que foi servido de vários vinhos Malbec (dessa vez estava em falta os de uva Bonarda). Apesar do ambiente bastante selecionado e diferenciado, a conta não saiu cara e a carne, estava simplesmente PERFEITA e muito bem servida. Ele fica localizado na Recoleta, próximo a famosa Avenida Alvear, mais precisamente na calle Posadas, 1519. Dizem que famosos como Bono Vox e Chico Buarque fazem questão de ir nele, sempre que estão por Buenos Aires. Acho que nem precisa dizer mais nada, né pessoal?


Que tal continuar na Recoleta? Vamos seguir pela famosa Avenida Alvear, que dizem ter o metro quadrado mais caro da Argentina, além de ter várias embaixadas. Lá, encontramos um dos meus restaurantes preferidos, desde que conheci em 2014: é o Palacio Duhau/ Park Hyatt! Ele fica na Avenida Alvear, 1661 e é importante fazer reservas (telefone: 5171-1340) para conseguir guardar um lugar, ante a sua grande concorrência, em especial na hora do almoço. Como indicado pelo meu amigo, ele é feito para se curtir e aproveitar o dia, em especial se você não tem mais o que ver em Buenos Aires ou já conhece a cidade. Que tal chegar numa manhã de sol e ficar nos seus jardins, tomando um vinhozinho branco, clericquot ou até uma cerveja bem gelada, enquanto aprecia belas entradas, como empanadas ou salmão defumado? Mais uma vez fui de Lomo, o que não necessariamente uma regra. O cardápio desse restaurante muda a cada 3 (três) meses, não sei se ainda está assim. É sempre bom se informar e saber qual restaurante ir, afinal, existem três tipos diferentes. Peçam o principal, que não é a Vinoteca.








Um pouco mais distante, no bairro de Belgrano, encontramos o Restaurant Sucre. Apesar da distância, isso não será um problema! Lembrem-se que os taxis de Buenos Aires são um dos mais baratos do Mundo, independente do câmbio ser ou não favorável para nós, brasileiros. Ele fica na Calle Sucre, 676 e é interessante se fazer reservas (telefone: 4782-9082) para garantir lugar, afinal é um espaço que lota com facilidade. Logo na entrada, fomos recepcionado pela Laura, a simpática recepcionista que mandou preparar a mesa para dois casais e eu, que segurava vela. O restaurante tem uma arquitetura moderna e sua adega fica no centro dele, sendo visível de qualquer lugar que você se sentar. A mesa reservada foi estrategicamente localizada ao lado da cozinha, que também fica visível para todos no restaurante. O mais interessante foi acompanhar o movimento dos pratos e inclusive tirar dúvida de qual escolher, com auxílio dos chefs, bastantes solícitos. Dessa vez eu tentei fugir do óbvio que seria pedir um Lomo, dando lugar ao Ojo de Bife Black Angus! Tudo espetacular, além de uma belíssima seleção de vinhos durante a noite.


Para quem gosta de se jogar nas compras da Calle Florida, que tal ir para uma de suas ruas paralelas, num restaurante aparentemente simples, mas muito tradicional? É o La Estancia, que conheço desde que sou pequeno. Além do carinho especial que tenho com o lugar, o atendimento é sempre especial, inclusive quando menciono que vou lá desde 1986! Sem dúvidas o ambiente é mais simples do que os outros restaurantes citados acima, mas a comida é tão saborosa quanto, além de o preço ser melhor ainda. No final, quando pagamos a conta, o garçom nos brindou com 5 (cinco) taças de espumante em agradecimento à preferência. O restaurante fica na Calle Lavalle, 941 e não precisa de reservas para se experimentar seus sabores. É ideal para quem comer algo a um preço justo e bem servido, após o dia de compras na Florida! Dá pra ir a pé!




Por fim, um restaurante que descobri durante uma viagem que fiz para Buenos Aires no ano de 2011, após pegar os ingressos para o show do U2 que acompanhei em La Plata. É o Bahia Madero, que como o nome diz, fica no badalado bairro de Puerto Madero! Esse é o típico lugar que você paga MUITO BARATO e COME DEMAIS. Pelos pratos serem MUITO BEM SERVIDOS, eu sugiro que você pense em dividir o prato com alguém. Tive amigos que não aguentavam jantar, depois de ter ido nele. Não que a comida estava ruim, pelo contrário! Era muito boa e bem servida! O mais legal é que existe o cardápio em português também, acho que muitos brasileiros vão nele. Não acho que fique atrás do renomado Cabaña Las Lilas, sendo bem sincero. Ele fica na Avenida Alicia Moreau de Justo, 430, Dique 4 de Puerto Madero. Também não precisa reservar e se quiserem maiores informações, acessem o site e conheçam um pouco mais dele: http://bahiamadero.com/

Que fique claro que não tenho nada contra os renomados Cabaña Las Lilas, Siga La Vaca ou até o badalado Asia de Cuba, apenas quero mostrar que existem outras opções e que você aproveita e paga menos por isto. Esses restaurantes são conhecidos muito mais por estarem incluídos no circuito turístico do que por outra razão, mas são excelentes opções.

Uma outra observação: todos os pratos na Argentina são MUITO BEM SERVIDOS, então se você tiver um apetite pequeno, pense em dividir com alguém. Se você quiser se esbaldar nas delícias da culinária local, aproveitem.

Me sigam também nas redes sociais e acompanhem esses dicas e várias viagens em tempo real:

Instagram: @ticobrazileiro
Snapchat: ticobrazileiro
Periscope: ticobrazileiro

Se quiser conhecer um pouco mais de Buenos Aires, cliquem no vídeo abaixo e curtam:

 

E não deixem de visitar e se inscrever no meu canal do youtube: www.youtube.com/ticoso


Nenhum comentário: